10 de mar. de 2010

A ética reflete o agir humano

O tema central da Filosofia da Educação Clássica foi o "ser".
O da Filosofia da Educação Moderna foi o "conhecer".
E o tema da Educação Contemporânea, crescentemente, tem se tornado o "agir".

O agir tem se constituído num verdadeiro problema, que a Educação busca resolver considerando questões como: qual a melhor maneira de agir enquanto homens e mulheres que somos? O que fazer para resolver problemas sem criar outros? Até que ponto posso interferir na vida do outro? O que realmente conta na vida? Quais devem ser minhas prioridades em relação a aproveitar o maximo minha passagem pela vida? Como viver sem provocar mais conflitos que o necessário? Essas questões estão ligadas ao que chamamos de valores advindos da Moral.

Moral e Ética

O termo "Moral" vem do latim, "mos" ou "mores", que significa costume. No sentido de normas ou regras adquiridas por hábitos de uma determinada sociedade que os considera como critérios validos para a orientação do agir de seus membros. Portanto, o agir humano é, do ponto de vista moral, fundado em valores. Os valores são entendidos como aquilo que é bom, útil, positivo, e que deve ser realizado.
A Moral é o objeto da Ética. Porem não se pode confundir Ética com Moral. O termo "ética" vem do latim, "ethos" que significa analogamente modo de ser ou caráter que expressa a forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem ou mulher dentro de seu contexto social.
O significado etimológico de moral e ética aqui apresentado não alcança seu sentido atual, mas nos fornecem a noção clara de que o comportamento moral é algo adquirido, ou seja, socialmente produzido. O modo de agir humano é o modo de expressar sua conduta. A conduta que assume diante de problemas práticos do dia-a-dia, onde tem que escolher entre o sim e o não, o agora, mais tarde ou nunca, ajudar ou não ajudar alguém, falar ou não falar a verdade, enfim, escolher como resolver problemas ou ainda, escolher não resolvê-los. As decisões tomadas, ou mesmo a escolha por não decidir, estão fundamentadas em valores e na Moral. Classificamos as posturas diante do conjunto de situações apresentadas como comportamento pratico-moral. Quando esse julgar, avaliar e decidir é profundamente refletido, dá-se a passagem do plano da pratica moral para o plano da teoria moral. Esta é a passagem da Moral Efetiva para a Moral Reflexa. A moral Reflexa é o terreno do pensamento filosófico onde se engendram reflexões profundas e criteriosas, configuradas em problemas teorico-morais ou éticos. A Ética é, portanto, a Moral refletida.
O comportamento humano apresenta-se como um fato e cabe à Ética explicá-lo como seu objeto de reflexão. É importante ter clareza de que não cabe a Ética formular juízo de valor sobre a pratica moral dos homens e mulheres e da sociedade de épocas diversas, inclusive da atualidade, em nome de uma moral absoluta e universal. É papel da ética explicar a razão de ser da pluralidade e das mudanças de moral. É sabido pela Historia que houve praticas morais muito deferentes e até opostas em diferentes sociedades, inclusive na mesma, em tempos e lugares diversos.

3 comentários: