10 de mar. de 2010

Geografiando


Foi-se o tempo em que Geografia fazia parte apenas de livros didáticos, como se fosse feita para ficar no papel.
Antes tinha somente uma utilidade: servir a interesses militares, ou seja, ir à guerra. Hoje ela continua indo à guerra, mas uma guerra por vida melhor, que não se restringe às forças armadas e sim a toda a população, principalmente as pessoas que a veem de uma maneira critica.


Geografiando

Para falar de Geografia
Em tempos atuais
É preciso perceber
Os mundos desiguais
É por isso vou afiar
Para não desafinar
O motivo que aqui me traz

Já dizia Drummond
Em sua poesia:
"O que é o homem
Senão uma Geografia?"
Ele disse da concepção
Eu falo do povão
Que caminha todo dia

Conhecer o espaço
Para poder organizar
É função da Geografia
Papel do homem repensar
E é isso que eu acho
Porque somos um riacho
Que no rio vai desaguar

Para entender o sistema
E o seu potencial
O estudo da Geografia
Nos aponta o capital
Como fonte de ambição
Que leva a civilização
A uma vida desigual

Conquistar a liberdade
E pisar no seu chão
É a ideia que move
O surgimento de uma nação
E foi assim que o Conselheiro
Se tornou um espelho
No coração do Sertão

O mundo já sente
A grande contradição
Que vivemos nesse momento
De muita aflição
Se tornando a Terra
O palco da guerra
Que oprime a população

Para tecer a grande rede
Fio-a-fio vou amarrando
E a pangéia acontece
Porque estou geografiando
E no grande continente
Plantaremos a semente
Que o futuro irá regando

Não encare este ato
Como falta de verdade
Pois a minha alma intenção
É mostrar à sociedade
Que uma boa formação
Pode gerar revolução
E trazer a igualdade


Leandro Caetano de Magalhães, de Correntina-BA, é estudante de geografia na UFG em Goiânia, GO

Um comentário: