30 de nov. de 2009

Ansiedade e Insegurança

Ansiedade é um estado emocional desagradável de apreensão, de um perigo contra a própria integridade.
É um temor frente a um perigo real ou imaginário, uma espécie de alerta para algo que possa ferir fisicamente ou moralmente.
É uma defesa natural do corpo, mas torna-se prejudicial quando limita, impede, bloqueia e quando provoca sentimentos ou sensações de difícil controle.

Uma pessoa passa a desacreditar em suas capacidades, fazendo surgir sentimentos de inferioridade, incapacidade, impotência. Desta forma fazendo ela se sentir "presa, acanhada" assim o temor pela rejeição pode aparecer, acompanhado também de uma sensação de abandono ou solidão. A ansiedade vai tomando forma e tomando conta da pessoa. Ela provoca reações físicas e o corpo entra em estado de alerta, reagindo contra o inimigo aparente. Quando nos deparamos nesta situação, a primeira reação é de salvamento: tentamos sair desta pressão a qualquer custo. Impulsivamente, podemos abandonar algo que desejávamos muito, alegando que não queríamos tanto assim. E assim permitindo que a ansiedade se deposite na nossa cabeça, exercendo uma forte pressão a ponto de deslocar nossa atenção ao que estava gerando ansiedade, para a dor física da enxaqueca ou dor de cabeça.
Com esses sintomas de alerta, o seu corpo fica dando um aviso de que algo não esta bem, e por alguma razão você esta se sentindo ameaçado, seja esta ameaça, real ou imaginaria.
Você se pergunta: o que fazer nesta hora? É muito simples: respirar calmamente, com o diafragma, encher a barriga de ar e depois o peito e soltar devagar. Outra dica é dizer mentalmente para si mesmo: "Esta tudo bem, tudo bem". Acredite isto é para que você envie uma mensagem para seu cérebro para que ele processe a mudança.

Controle Pessoal

A ansiedade esta associada a uma resignação passiva: a pessoa aprende a reagir com ansiedade quando se sente indefeso, incapaz, impotente para reagir frente a uma figura de autoridade (pai, mãe, professor). Torna-se uma pessoa oprimida e percebe que o controle esta alheio a ela, acentuando o sentimento de resignação, intensificando a insegurança. Passa a experimenta o sentimento de impotência pela dificuldade ou falta de oportunidade de evitar o que incomoda devido à ansiedade.
A insegurança é consequente da ansiedade pela falta de controle interno e excesso de controle externo ou maior credibilidade no outro do que em si mesmo. O controle pessoal é um aspecto importante no manejo da ansiedade: se aprendemos a ver-nos controlando o ambiente ou sendo controlados por ele. O comportamento recebe a influencia do controle externo e sua vida passa a ficar a mercê do mundo exterior, a pessoa vê o controle nas mãos do outro. Nosso comportamento também recebe influencia do controle interno: quando alguém tenta jogar problemas ou mau humor em nós, colocamos em ação o autocontrole, buscando internamente recursos para lidar de maneira adequada com aquela situação, sem deixar-nos influenciar pelo outro e sim por nós mesmos, tomando as rédeas da própria vida.
O aumento do controle melhora visivelmente a saúde e a moral.
Pesquisas realizadas em escolas, lares para idosos, fabricas e presídios revelaram que aos que lhes foi concedido escasso controle pessoal experimentam uma diminuição da moral e um aumento do estresse, ansiedade e consequente insegurança, falta de confiança em si. Aos que receberam autonomia e estimulo para exercer o controle, mostram uma atitude mais vivaz, ativa e feliz. Todos mostraram melhor rendimento, animo, disposição, menos estresse, agressividade e depressão.
A pessoa prospera em condições de democracia, liberdade pessoal e exercício de seus direitos. Parafraseando o filósofo romano Sêneca: são felizes os que elegem a atividade que preferem. As mudanças estão ocorrendo no mundo todos devem servir como ferramentas de aprendizado, de ensaio e erro. Em vez de mergulhar na ansiedade e na insegurança movida no campo de trabalho, por exemplo, podemos ampliar o leque de percepção.
Ver a capacidade de controlar nossos sentimentos é muito importante e assim conseguirmos viver em equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário