22 de nov. de 2009

Pensamentos & Encontros...

Vivem zombando do pouco conhecimento de algumas pessoas.
Mas Sócrates, Maomé, Dostoievski, Nietzsche, e Jesus Cristo! não falavam inglês.

Pensamentos:

I. Todo mundo viaja. Poucos chegam Lá.
II. As guerras nunca acabam.
III. Uma pessoa de ar soberbo é totalmente poluída.
IV. Dizia "Minha cara metade", como quem reclama do preço.
V. Confesso: sou pior sozinha do que mal acompanhada.
VI. Repara: quando você aprende uma palavra nova, ela aparece em todos os lugares.
VII. Solitário dorme sozinho. Rejeitado acorda sozinho.
VIII. Mostrei-lhe a lua no horizonte, redonda, linda. Mas ela prefere “trocar as fraudas do moleque”.
IX. Não há pessoa mais chata do que você mesmo. Fuja da solidão.
X. Fica frio, amigo, não foi o brasileiro o inventor da corrupção. Baseado no mais profundo ensinamento da minha religião, a corrupção começou no Principio dos Princípios, justamente no Jardim do Éden, Quando os dois proto-Safados, corrompidos pela Serpente, desrespeitaram a Lei do Senhor e comeram o Fruto da Ciência do Bem e do Mal, o desrespeito espantoso ficou conhecido como A Queda. Mas não passou assim pelo Todo (como era conhecido o TodoPoderoso), que condenou os três culpados por uso indevido de bem publico e formação de quadrilha. Logo o Anjo Gabriel, executor das ordens do Supremo, expulsou Adão e Eva do Paraíso, obrigando-os a viver na periferia, a leste do Éden. Mas a Serpente, misteriosamente, nunca foi punida.



Encontros Históricos

Encontro I

Às 18h20 do dia 22 de junho de 1642, quando fazia 19 anos, Pascal recebeu a visita gentil de Corneille, de 36 anos. Depois de mostrar ao teatrólogo a prensa hidráulica, a seringa, e o barômetro, que acabara de inventar, Pascal falou-lhe da indequação teológica da metafísica. Depois, enquanto tomavam um gole de conhaque - só aí revelando um certo orgulho -, Pascal explicou a Corneille o funcionamento do calculador digital que acabara de fazer pra ajudar o pai na administração da prefeitura local. Corneille previu que um dia aquilo se chamaria computador, com um programa-base chamado Pascal. Chovia fininho na noite de Rouen.


Encontro II

Exatamente às 4h30 de 3 de junho de 1646, quando tinha 23 anos, o mesmo Pascal, como combinado, recebeu a visita de Descartes prum papo descontraído. Pascal disse a Descartes que chegara à conclusão de que o coração tem razões que a razão desconhece. Descartes concordou, e acrescentou: "Belo é o pensar. Penso, logo existo. Assim posso partir da dúvida absoluta e chegar à absoluta certeza". Às cinco, servido o chá com medeleines que Proust havia enviado, concordaram em que a intersecção de três pares de lados opostos de um hexágono inscritos num cone é linear. E riram suavemente. A tarde ia morrendo em Rouen. E eles também. E tudo mais.

Até os dias de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário